quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Orientation




E mais uma temporada começa, com os mesmos episódios enigmáticos de sempre.
O 1º episódio da 4ª temporada de Heroes, intitulado Orientation (Orientação), é o típico começo de temporada da série, com discursos filosóficos que basicamente ilustram o que vai rolar ao decorrer da série. Dessa vez ela começa com o enterro de um dos irmãos “nômades” chamado de Brothers Sullivan, cujo discurso possui como tema a tão clamada redenção, a famosa liberdade que todos os “especiais” procuram após uma longa jornada de perseguições.




E nada mais óbvio que começar mostrando o “Present Day” dos atores principais, tentando seguir suas vidas a fim de apagar a pitada de passado sombrio que todos têm. O mais interessante nisso tudo é que aparece uma grande ironia: todos se encontram em uma encruzilhada, sem um plano traçado: a Claire é caloura na faculdade e é colocada na parede pela colega de quarto, que possui seu futuro inteiro “escrito”, ao contrário dela; Hiro e Ando se prendem ao passado de “ser um herói e salvar o mundo” e abrem uma companhia para isso; Peter insiste em salvar o mundo, mas dessa vez com seu trabalho de paramédico e suas duplas jornadas; A Companhia permanece em sigilo incessantemente atrás de uma punição nada amigável de Sylar, preso no corpo de Nathan. Ou seja, essa vai ser mais uma temporada super emocionante, cheia de mistérios a serem desvendados e novas aventuras a serem concretizadas.
Nos mostra também que, embora qualquer possua a sua “habilidade especial”, a fragilidade do ser humano, a sua melancolia natural do ser humano sempre está em evidência a cada momento que um deles se encontra em um “via de duas mãos”, representada pelo confronto de personalidade, a dúvida entre ser um herói e salvar o mundo ou continuar como um cidadão que passa despercebido pelas autoridades e até mesmo pela sociedade, a confronto entre “o que eu quero” x influência do poder (deveres x querer).




O título do episódio mostra o que todos os personagens procuram desde o começo da temporada, um misto de plano de vida com a redenção tão desejada e até agora vista como uma miragem, que a cada vez que se chega perto, ela fica mais distante.
E isso não aparece somente nas telinhas e telonas, na vida real estamos constantemente sujeitos a nos encontrar em encruzilhadas, colocando em xeque a nossa índole e nossas crenças e dizendo: Make your choice!

0 comentários:

Postar um comentário